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sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dicas de como fotografar como um profissional (7)

Efeitos com o Obturador
      Como já vimos no item anterior, o EV corresponde a diversos diafragmas e obturadores que estão determinando a mesma quantidade de luz, mas o resultado final das imagens é que será diferente e está é a opção do fotógrafo nas diversas situações. Exemplo: para ISO 400 se você tiver f 1.4 com velocidade de 1/1000 segundos será a mesma exposição de f.16 com velocidade de 1/8 segundos. A diferença é que no segundo caso voc~e provavelmente vai precisar repousar a câmera sobre uma superfície plana, pois a essa velocidade é praticamente impossível tira uma foto sem tremer.
       A escolha da velocidade do obturador mais adequado depende de uma série de requisitos, como a diferença de distância das coisas, que altera a sensação de movimento, se muito rápido você congela o movimento, se muito lento você “borra” o movimento. Suponhamos uma situação em que precisamos fotografar um carro de corrida em alta velocidade
1a. Opção:
    Queremos que o carro fique congelado (apesar de sua alta velocidade) e que o fundo, onde estão as pessoas assistindo , também seja bem visível. Para este efeito (congelamento) temos que usar um tempo bastante rápido no obturador acompanhado de um furo pequeno para ganhar profundidade de campo, então teríamos: velocidade de 1/1000 segundos e f.8.0 Para maior certeza que estamos com o carro enquadrado, acompanhamos com a máquina sua passagem e fazemos a foto no local desejado.
2a. Opção:
    Queremos captar a velocidade do carro, mas não queremos alterar a visibilidade do fundo. Para isto, basta diminuirmos o tempo do obturador de modo que o carro "ande" durante a exposição ,que se muito longa, fará um "vulto" não mostrando perfeitamente o carro mas sim o seu movimento. Com a máquina lateral à pista poderemos captar com maior ênfase o deslocamento do carro; o que já é minimizado quando a exposição é diagonal. Não é aconselhável a posição frontal, que só permite captarmos como movimento, o aumento ou redução do tamanho do objeto.
     Efeitos com o diafragma
Antes precisamos falar  sobre a profundidade de campo (segue no próximo post).

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