Esse post originou-se de um outro semelhante, encontrado no blog da Tatiane Souza. Mas por algum motivo, a postagem dela teve a imagem bloqueada, fenômeno ocorrido por toda a internet. Quem sabe isso tenha ocorrido devido a direitos autorais. Seja como for, apresso-me a referenciar os devidos créditos na tentativa de evitar futuros problemas legais.
Esta imagem foi adaptada por mim e representa o Diagrama de Matt Might, professor de Ciências da Computação na Universidade de Utah (EUA). Ele completou seu calombinho na Georgia Tech em 2007 e agora ajuda seus alunos a completarem os seus.
Bom, então continuando, o que é o doutorado? Imagine que o círculo corresponda a totalidade do conhecimento humano. Quando você termina o ensino fundamental, aprende um pouquinho (ponto azul). Ao terminar o ensino médio, avança um pouco mais (círculo verde). Ao concluir a graduação, avança mais (círculo lilás). Com o curso de especialização, aprende mais (protuberância lilás). Com o curso de mestrado você aprofunda o conhecimento sobre uma área específica (vermelho). Com o curso de doutorado ( ou PhD), seu aprendizado finalmente encosta no limite do conhecimento humano (prosseguimento em vermelho). Insistindo mais uns anos no estágio de pós-doutorado você extrapola o círculo do conhecimento humano ( corresponde ao calombinho saindo do círculo). Mas é claro, se você possui outros interesses na vida, não esqueça de dimensionar suas prioridades e continue sempre ultrapassando os seus próoprios limites.