Este é um espaço predominantemente pessoal e familiar, mas não se limita a esta categoria. Tem como proposta fundamental apresentar pensamentos, relatar experiências, propor discussões, criar novas amizades e consolidar as já existentes.

Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

Dicas de como fotografar como um profissional (8)

Sobre a profundidade de campo.
   Profundidade de campo ou simplesmente DOF é tudo aquilo que se encontra após (atrás) do assunto principal em uma fotografia. É possivel se obter um DOF amplo, por exemplo em fotos de paisagem, onde todos os elementos precisam estar em foco (nitidez em todos os planos da imagem), ou podemos produzir um DOF raso a ponto de obtermos um foco apenas no primeiro plano da fotografia, deixando desfocado todo o resto atrás do assunto principal. Portanto, o DOF corresponde ao espaço em que existirá foco na imagem captada, ou seja, é a quantidade de área que está nítida na fotografia. O DOF é determinado a partir de quatro parâmetros ou condições que são: a) Distância focal, b) Distância da câmera ao objeto, c) Tamanho do sensor eletrônico, d) Abertura do diafragma da objetiva.
    Então, quanto maior for a abertura do diafragma, menor será o DOF (F-stop pequeno, menor DOF). Quanto menor o sensor, menor será o DOF. Câmeras compactas possuem sensor menor que câmeras DSLR e é exatamente por isso que as compactas são naturalmente propensas a produzir melhor fotografia no estilo macro do que em outros estilos fotográficos.
   Quanto maior a distancia focal, menor será o DOF, ou seja, fotografar uma pessoa a 300mm e a 50mm, conservando nas duas situações, o mesmo ângulo de abrangência do fotograma, o DOF será menor em 300mm do que em 50mm. Quanto mais próximo a câmera do assunto, menor será o DOF, pois os raios de luz provenientes dos objetos distantes tendem a formar menos círculos de confusão (desfoque) e por conseguinte, obtemos maior profundidade de campo quanto maior for nossa distância ao objeto.
    Bokeh é o nome que se dá para fotografias com DOF reduzidos, ou seja, com nitidez de foco apenas sobre o assunto principal, estando seu fundo completamete desfocado, gerando um belo efeito ao deter a atenção do observador no assunto principal por conta da ênfase que o foco raso proporciona. 
   Consequentemente, para se obter uma boa fotografia de paisagem, é necessário uma abertura de f.8 ou f.11 para que tudo esteja em foco. Retratos em ambeintes externos devem ter grandes aberturas, ou seja, f3.5 ou f2.8 ou menor, pois quanto mais aberto melhor será o efeito Bokeh e mais bonito ficará o retrato. Vale lembra que quanto menor for a abertura, menor quantidade de luz entrará na objetiva por intervalo de tempo, por isso, para se obter a exposição final adequada, devemos equilibar o valor da abertura com os outros parâmetros (velocidade de disparo e ISO).
   Contudo, valores de ISO muito elevados geram ruídos (granulações excessivas), mas isto será tratado no próximo post. Abordaremos, por exemplo,  alguns critérios importantes na hora de escolher qual câmera comprar, já adiantando que quantidade de megapixel não é tudo, as vezes muitos megapixels atrapalha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário